Tanto nos bancos da academia de Polícia DR CORIOLANO NOGUEIRA COBRA, quanto nos bancos da faculdade de direito, tomamos conhecimento da “ Teoria da Janela quebrada”, cujas as bases teoricas foram criadas por PHILIP ZAMBRANO na universidade de STANFORD em 1969 , reaproveitada posteriormente em 1982.Em síntese, a grosso modo, esse experimento psicológico apontou que “pequenos delitos” não reprimidos ou controlados tendem a agravar-se. trazendo para o sentido do texto, se uma janela de um edifício for quebrada e não reparada haverá uma tendencia de que as outras janelas sejam danificadas.Ao ver matérias veiculadas pela imprensa escrita e falada, amigos policiais e autoridades politicas, reclamando recentemente da invasão de competência por parte da Policia Militar , nas atribuições típicas da Policia Civil, me veio um insight, minhas memorias da lida policial gritaram, pois já vivi isso, há muitos anos atras, quando a janela foi quebrada e não reparada e acredito que não tenha sido uma ação isolada.
Lá em mil novecentos e Aracy de Almeira, um jovem e engajado policial civil, trabalhando no extinto SEI- Serviço Especial de Investigações, na época dirigida pelo DR. AUELIANO PIRES VASQUES, recebemos uma denuncia de que policiais militar do serviço conhecido por “velado”, um grupo que atuava nos crimes praticados por militares, estavam fazendo investigações dos Boletins registrados e pior se apresentavam como policiais civis.Vasques pediu algumas diligencias destacando o investigador ALBERTO para colher provas inclusive fotográficas, que foram encaminhadas para as chefias superiores, pois se tratava de um ilícito USURPACAO DE FUNÇÃO PUIBLICA. Quem trabalhava no período dos fatos, vão se recordar, que a Polícia Militar aquartelou as viaturas aguardando o desfecho daquela reclamação, porem o reparo da janela não veio a janela continuou quebrada , o que resultou , meses depois ao mesmo modus operandi desta vez sem preocupação, deixando o Delegado numa briga solitária, que efetivamente não venceu. De lá para cá , a cada ano , foram várias pedradas, o prédio (instituição) viu-se vilipendiado, esquecido, defasado, porem “todos” permaneceram confortavelmente em suas cadeiras.
É apenas um relato de quem viveu a historia e ainda lida com os fatos. Hoje a propaganda é boa, a ponto de iludir o cidadão pagador de impostos, porem ele ignora, quanto o trabalho da Policia Civil é importante para conter abusos. A policia Civil é a garantidora da aplicação da lei ,tudo fiscalizado pelo ministério publico e pelo poder judiciário, fora disso não há nada ,somente ilegalidade, com abuso de direitos.
A Policia Civil é una, não pode ser dividida é a instituição que está sofrendo, seja pela falta de reposição salarial, de pessoal, seja pela política de desmonte do DESGOVERNADOR. Senão agirmos de forma conjunta, em nome dela estaremos fadados a EXTINÇÃO.
